top of page
Buscar

Paramparā – Ashtanga Yoga



Paramparā é o conhecimento transmitido do professor ao aluno – designa o principio de transmitir o conhecimento em sua forma mais preciosa; conhecimento baseado na experiência prática e direta. É o alicerce de qualquer linhagem: o professor e o aluno formam os elos da corrente de instrução que vem sido transmitida por milhares de anos. Para que a instrução do yoga seja efetiva, verdadeira e completa – deve vir do parampara.


O dharma ou dever do estudante é praticar diligentemente e se empenhar em compreender os ensinamentos do professor. A perfeição do conhecimento – e do yoga – reside além de simplesmente dominar a prática; a sabedoria floresce do amor e respeito mútuo entre o estudante e o professor, um relacionamento que só poder ser cultivado ao longo do tempo.


O elo entre professor e aluno é uma tradição que alcança milhares de anos na Índia, e é o alicerce de uma rica herança espiritual. O professor torna seu aluno estável – inabalável onde antes oscilava.


“Este ensinamento tem um fluxo contínuo de mestre para estudante, que por sua vez se torna um professor para seus estudantes. Esse fluxo ininterrompido, junto com o método de transmissão do ensinamento forma o parampara. Esse método é uma forma de revelar uma visão. Não é uma filosofia nem uma teologia, mas uma forma de resolver um problema aparente mas que em verdade não existe. É muito importante reconhecer que este é um método de ensinamento que requer a presença de um professor, da mesma maneira que você não pode se tornar um psicoterapeuta apenas lendo livros sobre terapia.”


A tradição do yoga existe em muitas linhagens antigas, mas hoje alguns estão tentando criar novas tradições, renunciando ou alterando os ensinamentos de seu guru em favor de novos caminhos. Entregar-se ao parampara, é como adentrar em um rio de sabedoria que vem fluindo por milhares de anos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page