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Vamos desvendar os mitos do yoga

Algumas pessoas veem o yoga com misticismo, outras, como alongamento ou terapia para dor nas costas. E Yoga é muito mais do que isso.


Listamos 11 dos mitos mais comuns que as pessoas contam sobre o Yoga:

1. Yoga é só para pessoas magras e jovens – yoga é um estado de espírito, de introspecção e autoconhecimento, qualquer um pode praticar, mas claro, com acompanhamento profissional. 2. Yoga não serve para emagrecer – um estudo da Universidade de Washington descobriu que o Yoga reduz a vontade excessiva de comer. Isso acontece porque o Yoga torna a pessoa mais consciente do que acontece em seu própria sistema digestivo, além de equilibrar todo o sistema endócrino. E lógico, a pratica manda algumas calorias embora enquanto fortalece seus músculos. Emagrecer fica muito mais fácil porque além de querer você aprende como chegar lá. 3. Yoga é para pessoas calmas – quem é que precisa de uma mente calma? Que precisa tomar decisões com clareza? De enxergar o mundo por várias maneiras? Todos nós, sem exceção, e é por isso que o Yoga é universal. Por ajudar em casos de déficit de atenção ou hiperatividade, jovens com comportamentos depressivos e idosos com problemas físicos e mentais diversos. 4. Yoga é só para pessoas flexíveis – não. Yoga torna as pessoas flexíveis, e não só no sentido físico da palavra. Claro que um dos benefícios que você vai experimentar é o aumento da flexibilidade das articulações, mas existe o componente mental. As pessoas se tornam flexíveis aos desafios da vida, ao entendimento das emoções das outras pessoas. Empatia pura. A única flexibilidade que você precisa é a vontade de dar o primeiro passo e começar a praticar. 5. Yoga é religião – yoga é exercício, é estilo de vida, é uma forma de ver o mundo. A confusão com religião acontece porque o Yoga é muito ligado ao hinduísmo. Na verdade essas correntes tornaram o Yoga para si pela capacidade de nos fazer olhar para dentro de nós mesmos.

6. Yoga não serve para atletas ou quem já é treinado – um atleta não precisa treinar apenas o corpo, mas sim a mente, para ter inteligência emocional e clareza nas decisões. O jogo é cruel: uma escolha ruim e você perde. O Yoga pode te ajudar a ganhar. Isso sem falar na melhora do tônus muscular, flexibilidade, força e capacidade cardiorrespiratória. Que atleta não precisa disso? 7. Yoga é só para relaxar – relaxado você ficará, com certeza, mas os benefícios vão além. Desde a prevenção de enxaquecas, até a melhora do sistema nervoso passando pelo aumento da imunidade, diminuição de cores crônicas e agudas, emagrecimento, melhora da autoconfiança e claro, flexibilidade, ganho de força, controle de peso, etc. 8. Yoga só serve para aprender a fica de ponta cabeça – as posturas complexas, além de ajudar a regular o fluxo sangüíneo para todas as partes do corpo, também servem como um teste, uma simulação do que é a vida, cheia de obstáculos, mas que podem ser superados se você respirar e tomar a decisão certa. Porém, Yoga não é só feito de invertidas.

9. Yoga é só para hippies – paz e amor não conceitos do Yoga, são conceitos da vida. Não precisa ser vegano, usar roupa rasgada ou só roupa branca e chinelo de dedo. Yoga é o método mais democrático que existe e cada vez mais pessoas estão percebendo os benefícios da prática, para o corpo e para a mente. 10. Yoga é alongamento – é, e não é. As posturas trabalham flexibilidade de duas maneiras: 1 – Através do alongamento máximo. 2 – Em exercícios de força, geralmente os de isometria, quando você tem que sustentar parte do seu peso por algum tempo. O que diferencia Yoga de alongamento são os benefícios extras, que são muitos. 11. Yoga demora para dar resultado – pesquisadores da Universidade de Oslo, na Noruega, descobriram que a prática do Yoga provoca alterações em genes relacionados a imunidade no momento da prática. Os 10 participantes fizeram Yoga por duas horas nos dois primeiros dias. Nos últimos dois dias, caminharam por uma hora e ouviram jazz e música clássica. Os resultados foram impressionantes! Enquanto a caminhada e a música mexerem com 38 genes presentes nas células imunes examinado, o Yoga produziu quase 3x mais mudanças, em 111 genes.


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